Esse ano decidi abraçar com força meu amor pelas festas juninas e quermesses. É engraçado, mas sinto um cheiro diferente no ar nessa época — a atmosfera muda, e só penso em comidas boníssimas!
Frequentei todos os eventos juninos que tive oportunidade. Sem dúvidas, o ponto alto foi a quermesse da Igreja Matriz aqui da minha cidade. Não tem um ano que ela não me surpreenda com tamanha qualidade e infraestrutura. Mas também bati ponto em festas escolares, acompanhando minhas primas e meu irmão — que teve sua última quadrilha. Digo isso porque, depois do último ano do ensino médio, quando é que VOCÊ dançou uma quadrilha?
Então, selecionei meus pratos favoritos dessa época:
PAMONHA: não era da turma da pamonha até o último mês, confesso. Sempre fui do cural (e sou do Sudeste). Se você for de outra região do nosso vasto Brasil, muito provavelmente seremos incompatíveis nessa nomenclatura — e tudo bem.
Mas, voltando: esse ano, a pamonha doce recheada com queijo me ganhou demais. Uma textura quase como a de um bolo de milho, o evento de tirar a espiga (que a Anvisa aprova?), o quente dela fresquinha… sim, UM EVENTO.
CANJICA: aqui vale o disclaimer da nossa nomenclatura, rs.
Mas canjica com paçoca é tipo Romeu e Julieta — perfeitos e feitos um para o outro. UM DELEITE.
Nunca senti tanto um abraço com alguma comida como sinto com essa combinação. Se nunca comeram assim e tiverem a oportunidade, não deixem passar.
CUSCUZ: mole e paulista.
Pois é, o terror de uns e o amor de outros… Esse aqui sempre será um acalanto. Fique bem claro: o de frango é o único aceitável pra mim. O de sardinha me dá arrepios só de pensar.
O creme que se cria misturando molho de tomate, frango e flocão de milho (e mais alguns complementos) é maravilhoso. Quente, apimentado… é surreal de bom. JURO.
CALDO VERDE: esse aqui é 0% junino raiz, mas bem tradicional nas quermesses aqui do interior paulista. Acredito que seja pelo clima frio dessa época. Me encontro como o tio das sopas e caldos — amo todos, tomaria todos os dias. Realmente, um abraço.
Esse foi meu pódio, com direito a um extra, rs. Já animado para as festas julinas — e também, para no ano que vem, poder comer tudo isso em clima junino novamente!
É isso.
Um xêro,
Gui.